obesidade na adolescencia
INTRODUÇÃO:
A obesidade é um problema cada vez mais aparente entre os adolescentes brasileiros e que além de causar transtornos na vida social acarreta graves problemas de saúde.
Segundo o IBGE em 20 anos a população de adolescente obesos no Brasil aumentou em 239%. A obesidade não pode ser vista como um problema somente de padrão estético, mas sim ser tratado com seriedade e com cuidado em função de uma vida mais saudável.
OBJETO:
Quais são os principais fatores causadores da obesidade?
Os principais fatores são a má alimentação, genética, sedentarismo, distúrbios psicológicos e problemas na convivência familiar.
JUSTIFICATIVA:
Os pais na sociedade de hoje vivem uma rotina agitada e corrida e que prejudica a interação com os filhos, essa falta de tempo faz com que hábitos alimentares dos adolescentes se passem despercebidos pelos pais.
Na correria do dia-a-dia a alimentação se torna desfalcada e prejudicial á saúde, almoço e jantar são substituídos por lanches gordurosos e o fast food acaba sendo o principal vilão dessa história. Essa situação se torna muito preocupante, pois os adolescentes hoje se alimentam mal e passam horas no computador ou em frente à TV em vez de se exercitarem.
Os pais por muitas vezes possuem hábitos alimentares errados, o que acaba induzindo os filhos a se alimentarem do mesmo jeito. A quantidade de comida nem sempre é o principal fator de obesidade, alimentos de alto valor calórico que não precisam ser em grandes quantidades para causar o aumento de peso.
A grande preocupação com a obesidade são as doenças causadas pelo sobrepeso como a asma, hipertensão, diabetes, apneia do sono, etc.
A obesidade na adolescência é uma triste realidade que vivemos nos dias de hoje, a sociedade precisa ficar mais alerta em relação aos adolescentes, e sempre chamar a atenção para os tratamentos existentes que podem evitar complicações futuras. O mais importante é o apoio da