obesidade infantil
O presente estudo partiu do pressuposto que seria importante conhecer a realidade apresentada no tocante a pesquisas relacionadas à obesidade infantil, para poder pensar em estratégias viáveis que poderiam ser elaboradas pela escola.
Para tanto, foi realizada revisão de literatura de trabalhos sobre a obesidade infantil, preferencialmente relacionados a escolares, que pudessem dar validade e credibilidade a este trabalho. A análise e a organização dos textos encontrados procurou estabelecer comparações e conexões entre eles. A organização por tópicos, foi a maneira escolhida no sentido de facilitar a estruturação do estudo.
No que se refere à execução das tarefas acima citadas, os meios utilizados para selecionar os textos disponíveis, passaram por: consultas à internet, buscando sites confiáveis que tratassem do tema, seleção e análise de artigos acadêmicos, monografias, teses, publicações literárias, revistas especializadas e documentários produzidos por diferentes mídias. Os artigos foram selecionados usando as palavras-chave "obesidade, obesidade infantil e obesidade na escola". Outros artigos, identificados a partir de referências citadas nos primeiros artigos e que, apresentavam relevância com o tema, foram também selecionados.
Obesidade: Conceitos
Obesidade é definida, em vários estudos epidemiológicos que tratam da questão, como sendo o acúmulo excessivo de gordura no organismo. Considerada uma doença multifatorial, a obesidade, principalmente a obesidade visceral, está intimamente relacionada ao desenvolvimento de inúmeras desordens metabólicas, incluindo-se a intolerância à glicose, hiperlipidemia, complicações cardiovasculares e acidente vascular cerebral (DÂMASO)1.
Segundo HALPERN10, pode-se dividir a obesidade, no tocante à forma que apresenta o corpo do indivíduo, em duas maneiras, dependendo de como a gordura é distribuída.
A primeira, na qual a gordura se concentra no tronco, abdômen e tórax, sendo que os membros