Obesidade infantil
TRATAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL.
Nos últimos anos a obesidade infantil vem aumentando gradativamente, são vários os fatores que desencadeiam essa situação, podem ser causadas por doenças genéticas, endócrino- metabólicas ou por alterações nutricionais quem acompanhadas de múltiplas complicações. A obesidade pode ser classificada de acordo com a idade de inicio e a idade adulta ou quanto a etiologia neuroendócrina, latrogênia, desequilíbrio nutricionais ou obesidade genética. Outro fato é o histórico familiar, uma criança com pais obesos tem 80% de ser obesa e se torna um adulto obeso. O problema da obesidade começa já no primeiro ano de vida devido ao desmame precoce. Esse distúrbio pode causar crescimento precoce, problemas respiratórios, cardiovasculares, ortopédicas, dermatológicas e metabólicas, também podendo causar problemas piscossocias como a discriminação. Para se combater a obesidade é necessário uma alimentação balanceada associada a exercícios físicos, mas sem grandes restrições uma vez que a criança esta em fase de desenvolvimento sendo assim muito importante o apoio familiar, pois é devido aos maus hábitos familiares que são relatados os distúrbios. A vida trás grandes facilidades como: fest food, televisão, computador, vídeo-game e outros... O que acabam facilitando para uma vida sedentária.
TRATAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL
Quanto ao plano alimentar- devem-se fazer dietas flexíveis que atendam as necessidades nutricionais sem causar prejuízos ao seu crescimento.
Quanto a atividade física- exercícios combinados com a dieta são mais eficientes, os exercícios auxiliam na prevenção da massa magra e pode minimizar a taxa metabólica, as atividades mais recomendadas são: natação, caminhada, força e resistência e equilíbrio.
Quanto ao tratamento farmacológico- a terapia medicamentosa não deve ser utilizada no tratamento, devido ao efeitos colaterais e risco de dependência química.