Obesidade infantil: Fatores que levam e formas de combater a obesidade infantil.
Amamentação no combate à obesidade infantil
A obesidade se tornou uma epidemia global e uma ameaça à saúde de quem sofre com os quilos a mais. Além do maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, outros problemas graves, como alguns tipos de câncer, têm relação direta com o excesso de gordura corporal. “A prevalência da obesidade em crianças e adolescentes vem aumentando nas últimas décadas. Um terço dos pré-escolares e metade dos escolares obesos tornam-se adultos obesos”, alerta Marcus Renato de Carvalho, pediatra, especialista em amamentação e docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ. E mais: de acordo com as conclusões de um trabalho científico conduzido por pediatras da Universidade de São Paulo (USP), 80% das crianças obesas deixaram de ser amamentadas pela mãe antes dos 6 meses.
Juntando essas informações com o dado do IBGE de que uma em cada três crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos está acima do peso, é assustador tomar conhecimento desse cenário. Por outro lado, é muito bom saber que um gesto tão natural, como o de alimentar seu filho com o leite do peito, pode evitar que ele venha a engrossar essa estatística preocupante. Várias pesquisas médicas têm apontado para uma verdade: “A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e continuada até os 2 anos ou mais atua como um fator de proteção contra a obesidade infantil”, afirma Carvalho. Segundo o especialista, um estudo de 2010 observou que para cada mês de retardo na introdução de alimentação complementar (entre os 2 e 6 meses do bebê), o risco de excesso de peso na vida adulta diminui de 6% a 10%. Em outras palavras: quanto mais tempo a mãe amamentar, menor será o risco de obesidade.
Qual a explicação?
- Nas fases iniciais do crescimento humano – no útero e durante os primeiros meses de vida -, a nutrição e o metabolismo são “moldados” para o resto da vida. É a chamada programação metabólica. Como a natureza é sábia, o