Dados Biográficos de Manoel Almeida
Anônimos ou celebridades, ricos ou pobres, onde quer que estejamos, todos deixamos um legado para as gerações futuras. A história e a vida diária estão repletas de exemplos que muitas vezes só têm o reconhecimento muito tempo após a sua morte. Outros são reconhecidos imediatamente. No século 17, por exemplo, Galileu Galilei começou a explorar os céus com um precário telescópio. Seu legado revolucionou a ciência e deu a noção de que o universo é muito mais complexo do que imaginávamos.
Outro legado importante foi o do grande pedagogo Paulo Freire, ao desenvolver metodologia peculiar de ensino e utilizar a educação como exercício de liberdade.
No mundo da tecnologia, Steve Jobs deixou uma herança. Preparou sua empresa para o longo prazo, reconheceu erros e fraquezas, fez grandes apostas e assumiu grandes riscos. Em casa, os pais também deixam um legado aos filhos. Consciente ou inconscientemente, transmitem um testamento escrito com a própria vida.
Partindo desse princípio, os atuais proprietários da Fazenda Cabeceiras tem muito de que se orgulhar. Graças ao trabalho de várias gerações, foi possível construir uma Fazenda sustentável sob os pontos de vista econômico e ecológico, além de socialmente justa, cuja importância sempre esteve além de suas fronteiras. Desde o princípio de sua exploração exportava bovinos para outras praças, destacando-se sempre pela qualidade dos produtos.
Esse legado foi construído por pessoas, enfrentando toda ordem de dificuldades – falta de estradas, presença enorme de animais selvagens e uma falta de cultura alarmente. Apesar disso um futuro foi vislumbrado e com muito suor e perseverança foi e vem sendo construído.
A seriedade e a responsabilidade dos proprietários que se sucederam foram determinantes para a manutenção da Fazenda por mais de 150 anos.
Para melhor visualizar o sacrifício dos pioneiros, imaginem construir uma a atual casa-sede, ao que tudo indica ainda antes da abolição da