obesidade infanti
EDUCAÇÃO FÍSICA- BACHARELADO
ELISANGELA MELLO
KARLA RODRIGUES ILHA
MAYARA DUTRA
Vera Lucia Brinques da Silva
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO FERRAMENTA NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL
GRAVATAÍ
2013/2
INTRODUÇÃO
Todos os dias surgem novidades tecnológicas, que trazem praticidade, conforto, comodidade e diversão para o nosso dia a dia agitado, com eles vem o sedentarismo. As crianças da nova geração possuem fácil acesso aos aparelhos eletrônicos, e com isso o contato com as pessoas pessoalmente está sendo cada vez mais precoce, fazendo com que passem grande parte do dia na frente do computador ou com o controle da televisão deitados no sofá, deixando as velhas brincadeiras no pátio de lado, onde o gasto energético era maior. Isto associado à má alimentação contribui para o aumento da obesidade infantil e juvenil.
Na escola, a evolução da conscientização de que a atividade física é importante para a saúde das crianças, surge nos primeiros anos na escola infantil e o educador físico tem uma função fundamental, pois deve estar atento na condução de seus alunos ao máximo de atividades recreativas, explorando o conhecimento dos vários tipos de práticas, com a finalidade de incentivar a criança a não desenvolver, inicialmente, a competitividade, para não perderem o interesse pelas atividades, mas sim uso da recreação, pois facilita a conscientização do aluno aos benefícios da atividade física e também eliminar pontos que resultam problemas, como a obesidade infantil.
Educação Física Escolar deverá servir de base educacional para uma vida mais ativa, com metas voltadas à educação para a saúde, propiciando às crianças a optarem também por um estilo de vida saudável ao longo de toda a vida.
OBEJETIVO GERAL: Demonstrar a importância da atuação do profissional de Educação Física na prevenção e na redução da prevalência da obesidade dentro do âmbito escolar.
METODOLOGIA