Obesidade, hipertensão e diabetes
Pesquisa divulgada no final de maio mostra que os casos de obesidade, hipertensão arterial e diabetes estão aumentando na população indígena. Os dados são do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, coordenado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O estudo apresenta uma radiografia das condições de vida desta população e indica uma mudança no perfil epidemiológico-nutricional. De acordo com os pesquisadores, entre as causas estão transformações radicais nos estilos de vida, associadas ao contato e à proximidade com os problemas típicos das grandes cidades.
O Inquérito verificou ainda uma tendência à redução na frequência e intensidade de atividades físicas, como decorrência de alterações importantes nas estratégias de subsistência e nos padrões de assentamento.
O estudo alerta também para as condições ambientais favoráveis à transmissão de parasitas e microrganismos veiculados pela água e alimentos contaminados, que resultam em elevadas taxas de morbimortalidade por gastroenterites. Cerca de 60% das mortes em crianças com menos de um ano têm relação com o problema.
Segundo a Fiocruz, uma em cada três crianças indígenas sofre de desnutrição. Na região Norte, as prevalências foram de mais de 40%. Ao se olhar para outros parâmetros nutricionais, como a anemia, os índices ultrapassam os 50%.
Complicações da Obesidade: * Diabetes tipo 2 * Hipertensão * Aumento de lipídios no sangue * Infarto e derrame (AVC) * Apnéia do sono * Alguns tumores (câncer de mama, útero, próstata, vesícula). * Cálculo de visícula * Esteatose e até cirrose hepática * Refluxo gastroesofágico * Problemas psicológicos * Desenvolvimento de hipertensão * Diabetes gestacional * Osteoartrose Diabete e Obesidade