A influência da obesidade no desenvolvimento de diabetes e possíveis doenças associadas ao diabetes
Resumo: O diabetes é uma síndrome de etiopatologia múltipla, classificado mundialmente como um problema de saúde pública devido aos agravos a saúde que pode ocasionar. O presente estudo, realizado com uma pequena amostra não-probabilística intencional, demonstrou a alta prevalência de diabéticos que possuem obesidade e sedentarismo, sendo estes fatores predisponentes no desenvolvimento desta doença. Além disso, os pacientes diabéticos demonstraram-se, em sua maioria, portadores de hipertensão arterial, associada ao diabetes.
Palavras chave: Diabetes mellitus, sedentarismo, obesidade, hipertensão.
Abstract: Diabetes is a syndrome of multiple aetiopathology, classified as a worldwide public health problem due to health disorders that can cause. This study, conducted with a small sample of non-probabilistic intentional, demonstrated the high prevalence of diabetic patients who have obesity and inactivity, which are predisposing factors in the development of this disease. Furthermore, diabetic patients showed up, mostly with hypertension associated with diabetes.
Keywords: Diabetes mellitus, sedentary lifestyle, obesity, hypertension.
INTRODUÇÃO
O diabetes mellitus é uma síndrome de etiopatologia múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente sua função de possibilitar o transporte da glicose para dentro dos tecidos (OLIVEIRA et al., 2010). Mundialmente, o diabetes mellitus vem sendo reconhecido como um problema de saúde pública, sendo que a prevalência do diabetes mellitus tipo 2 está aumentando de forma exponencial, adquirindo características epidêmicas em vários países (ORTIZ; ZANETTI, 2000; SARTORELLI; FRANCO, 2003). O número de indivíduos diabéticos foi estimado em 35 milhões para o ano de 2000 e 64 milhões para 2025. No Brasil, as cidades das regiões Sul e Sudeste, consideradas