Oba oba
O termo direção de arte é usado no Cinema e na Publicidade. Ele consiste na direção da linguagem visual de algo que vai ser comunicado. Pode ser em um filme, em um hotsite, em um anúncio ou em qualquer outro meio. O que faz um diretor de arte?
O diretor de arte é responsável, ao lado do redator, por criar caminhos de comunicação e conceitos interessantes para campanhas publicitárias digitais e suas ramificações.
Boa parte de seu trabalho inclui a criação do conceito visual de campanhas (sites, banners, newsletters, redes sociais, filmes e ações, por exemplo).
Durante a execução de uma ideia, o diretor de arte pode solicitar a ajuda de seus assistentes. Em algumas agências, a dupla de criação (diretor de arte e redator) é também responsável por apresentar o projeto ao cliente e à equipe interna. O que é preciso saber para ser diretor de arte?
O conhecimento é o principal material de trabalho de um diretor de arte. Em outras palavras: quanto maior o conhecimento desse profissional, mais chances ele tem de fazer conexões diferentes e de criar novas ideias.
Desse modo, é fundamental ter conhecimento sobre o que acontece no mundo em relação a diferentes áreas: história, artes plásticas, internet, música, tecnologia, cinema, psicologia, entre outras.
Além disso, um bom diretor de arte sabe o que foi feito em sua profissão, por exemplo, campanhas que deram certo, ideias premiadas, bem como o que não funcionou e o porquê.
Estudar teorias da comunicação e semiótica também é importante. Sem se esquecer, é claro, de conhecer e se aprofundar em design e linguagens visuais. Isso mesmo: coisas que você só adquire olhando o mundo com critério e praticando a materialização de suas ideias.
As principais ferramentas de trabalho de um diretor de arte são os softwares Ilustrator, Photoshop e InDesign. Noções de softwares 3D tornam-se um diferencial, pois é mais uma ferramenta que ajuda na expressão de suas ideias.
O conhecimento em softwares