Números Índices
CAMPUS DE CASCAVEL
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NÚMEROS-ÍNDICES
FULANO
CICRANO
CASCAVEL
2012
FULANO
CICRANO
NÚMEROS-ÍNDICES
Trabalho referente à disciplina Estatística do curso de Administração apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Professor orientador(a): FULANA
CASCAVEL
2012
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO
É inegável a contribuição da Estatística para a Administração. O conhecimento de dados estatísticos é fundamental para qualquer administrador que queira fazer um bom trabalho tomando as decisões certas sem que haja nenhum tipo de desilusão ou erros causados por pouco conhecimento de informações estatísticas. A Estatística também oferece diversas ferramentas que podem ser utilizadas na administração e, entre elas, estão os números-índices, que são o foco deste artigo.
CAPÍTULO 2 – CONCEITO Antes de se aprofundar no assunto, é necessário que se conheça o conceito básico de números-índices. Para Stevenson (1981) os números-índices são um importante instrumento para sintetizar mudanças em variações econômicas numa linha de tempo. Podem indicar uma variação relativa em preços, quantidades e valores entre dois pontos no tempo (período base e período corrente). De acordo com Martins et. al. (1993) os números-índices são medidas estatísticas usadas de forma frequente para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e para a obtenção de um quadro simples e sucinto das mudanças ocorridas ao longo do tempo ou em diferentes lugares. Esses números podem ser usados para muitos fins: índice de preços para o atacado, varejo, índice de volume físico, índices de custo de vida, entre outros e são expostos de forma percentual. Segundo Fonseca et. al. (1985) os números-índices são muito usados por administradores, economistas e