números e operações
Introdução:
A criança desenvolve seu conhecimento cognitivo por estágios.
O educador precisa estar atento a estes conhecimentos, para que possa acompanhar o nível do desenvolvimento da criança, com atividades correspondentes ao mesmo.
É importante que o educador saiba identificar o nível intelectual dos seus alunos, se eles se encontram prontos intelectualmente. Prontos para que? E para qual tipo de aprendizagem, desta forma ele define e classifica o conteúdo que irá apresentar aos seus alunos, sem correr o risco de ensinar a criança, antes de ela estar pronta para aprender, ou deixar de ensinar algo no momento certo de assimilação da informação.
Baseada na teoria de Piaget sabemos que a construção do conceito de número pela criança, se processa em quatro estágios, são eles:
-Sensório motor (0 a 2 anos)
-Pré operatório ( 2 á 6 anos)
-Operações concretas (7 á 11 anos)
-Operações formais (12 anos em diante).
Isso quer dizer que a inteligência vai se aprimorando à medida do tempo.
Números e operações.
Algumas relações são necessárias para construir o conceito de números, que é o que faz parte do conhecimento matemático.
É necessário que a criança possa manipular, sentir, tocar, apertar, amassar, para chegar á um conceito próprio do conhecimento sobre os objetos que vão ser usados no trabalho para ensinar a matemática, conhecendo assim as características dos tais objetos.
A criança cria seu conceito sobre a matemática classificando, ordenando, fazendo comparações e com isso ela estabelece e diferencia as semelhanças como por exemplo: cor, espessura, forma, tamanho, isso se faz muito importante para que a criança conheça as diferenças e semelhanças classificando-as.
Para trabalhar com a criança números e operações o educador deve partir do principio dos conhecimentos trazidos na bagagem de experiências do aluno, adquiridos informalmente nas experiências cotidianas. É fundamental trabalhar de modo