Números Inteiros
NÚMEROS INTEIROS
8° ano
1 – Introdução
Os números naturais nasceram da nossa atual necessidade de contar elementos de um conjunto (objetos, animais, enfim, elementos do contexto histórico no qual se encontravam). Na adição de dois números naturais temos a propriedade do fechamento, que nos ensina que ao adicionarmos números naturais, o resultado (soma) será sempre um número natural.
O conjunto dos números inteiros positivos recebe o nome de conjunto dos números naturais. Sendo ele:
N ={0,1,2,3,4,5,6…}
Na época do Renascimento, os matemáticos sentiram cada vez mais a necessidade de um novo tipo de número, que pudesse ser a solução de equações tão simples como: x + 2 = 0.
As Ciências precisavam de símbolos para representar temperaturas acima e abaixo de 0º C, por exemplo. Astrônomos e físicos procuravam uma linguagem matemática para expressar a atração entre dois corpos. Quando um corpo age com uma força sobre outro corpo, este reage com uma força de mesma intensidade e sentido contrário. Mas a tarefa não ficava somente em criar um novo número, era preciso encontrar um símbolo que permitisse operar com esse número criado, de modo prático e eficiente.
A ideia sobre os sinais vem dos comerciantes da época. Os matemáticos encontraram a melhor notação para expressar esse novo tipo de número. Veja como faziam tais comerciantes:
Suponha que um deles tivesse em seu armazém duas sacas de feijão com 10 kg cada. Se esse comerciante vendesse num dia 8 Kg de feijão, ele escrevia o número 8 com um traço (semelhante ao atual sinal de menos) na frente para não se esquecer de que no saco faltavam 8 Kg de feijão.
Mas se ele resolvesse despejar no outro saco os 2 Kg que restaram, escrevia o número 2 com dois traços cruzados (semelhante ao atual sinal de mais) na frente, para se lembrar de que no saco havia 2 Kg de feijão a mais que a quantidade inicial.
Com essa nova notação, os matemáticos poderiam, não somente indicar as quantidades,