Núcleo e divisão
Cada ser possui o seu número constante de cariótipo, onde cada cromossomo apresenta um centrômero ou constituição primaria que desempenha um papel importante na movimentação mitótica dos cromossomos, pois server de local de inserção dos microtúbolos e o fuso mitótico. De acordo com aposição dos centrômero podemos distinguir as quatro fase da mitose. Quando o centrômero foi estudado ao microscópio eletrônico descobriu-se que ele possui em sua superfície duas porções um disco na qual se insere vários microtúbolos do fuso mitótico que ficam conhecidos como cinetócoros , e os cromossomos que apresentam DNA.
Nas célula dos animais, existe proporções se heterocromatina constitutiva perto do centrômero, e dessa maneira essas região apresenta condensadas na interfase.
Além da constrição primária descrita no centrômero, certos cromossomos apresente estreitamento que aparece sempre no mesmo lugar: são constrição segundaria que faz o reconhecimento e caracterização dos cromossomos, estás etapas são conhecidas como miose segundária. O estudo da meiose e do processo de organização celular na telófase ao conhecimento que a região do nucléolo está sempre localizada em uma constrição segundaria que contem organizadores do nucléolo. Existe o satélite do cromossoma que é uma pequena quantidade de cromatina situada depois da contrição segundaria .
O número de cromossomo varia conforme a espécie
O estudo dos cromossomos foi muito influenciado pelo descobrimento da inibição mitótica durante a metáfase e pela ação dos alcaloides chamados colchicina. As célula quando tratadas e comprimidas nas laminas e lamínulas, apresentam os cromossomos metafásico