Textos de biologia
Martha Bia querida, no próximo eu mandarei tudo de SR masculino. Obrigado.
Slides de Tuba Uterina.
São estruturas bilaterais que transportam o oócito II a partir do ovário até a ampola, local onde ocorre a fecundação. Na tuba uterina acontece o desenvolvimento embrionário inicial – de zigoto até mórula. Macroscopicamente, pode ser dividida em: (1) infundíbulo, com fímbrias*; (2) ampola, segmento mais longo e local da fecundação; (3) istmo e (4) parte uterina ou intramural.
Camada mucosa:
A parede tuba assemelha-se à parede de outras vísceras ocas. Entretanto, não há submucosa.
A mucosa é o revestimento interno da tuba, exibe pregas longitudinais em direção à luz. O epitélio mucoso é colunar simples, composto de células ciliadas e não ciliadas. Estas são em forma de cavilha (‘’peg cells’’) e secretam o líquido que fornece o material nutritivo para oócito. O estrógeno estimula a ciliogênese e a progesterona aumenta o número de células secretoras.
Camada muscular:
Em sua maioria, é organizada em uma camada circular interna e uma camada longitudinal externa.
Camada serosa:
O Peritônio ou serosa é a camada mais externa da tuba, composta de tecido conjuntivo e mesotélio.
Extra: célula secretora:
Caso a integridade do sistema de transporte tubário seja afetada, pode ocorrer a chamada gravidez ectópica. A maioria destas acontece na tuba (98%), podendo também haver implantação do blastocisto na cavidade peritoneal, nos ovários e no colo uterino.
Slides de útero
O útero recebe a mórula. Anatomicamente, é dividido em corpo e colo. Histologicamente, possui: (1) endométrio, é a mucosa do útero; (2) miométrio, é a camada muscular, contínua com os músculos da tuba e da vagina e (3) perimétrio, é a camada serosa do útero, com conjuntivo frouxo e mesotélio, a qual cobre toda a superfície posterior e apenas uma parte da superfície anterior – a parte remanescente desta consiste em adventícia.
A camada mucosa ainda pode ser segmentada em: