projeto multidisciplinar
A importância da brinquedoteca
A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação os e diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.
No contexto da ludicidade, pode-se dizer que a Brinquedoteca além de oferecer atividades lúdicas, também influência definitivamente na formação e desenvolvimento do educando, sendo um local que representa não só um "depósito ou cantinho" de brinquedos, mas sim, espaço para estimulação e desenvolvimento integral do ser humano.
No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor.
ETAPA 1
PONTOS RELEVANTES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO
. Froebel defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da pratica.
.´Para ele ,a educação se desenvolve espontaneamente .Quanto mais ativa é a mente da criança ,mais ela é receptiva a novos conhecimentos.
.O objetivo das atividades nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas.
.Froebel idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem, dando o nome de dons.
.Para Froebel as historias ,os mitos ,as lendas, contos de fadas, e as fabulas tinham um enorme valor e davam força a mente enquanto os brinquedos