Núcleo e Divisão Celular
CITOLOGIA
Cromatina e Cromossomos
O material genético é formado por proteínas básicas (histonas) associadas à molécula de DNA. O termo cromatina refere-se ao material genético descondensado, encontrado no núcleo interfásico. Os filamentos de cromatina são os cromonemas e apresentam regiões que, durante a intérfase, podem apresentar-se espiraladas e não-espiraladas, denominadas, respectivamente, heterocromatina e eucromatina. Cada cromonema, durante a divisão celular, sofre condensação e se transforma em cromossomo.
Número Cromossômico
Cada tipo de organismo apresenta um número cromossômico comum a cada uma das células constituintes. Uma célula que apresenta duas séries completas de cromossomos é chamada diplóide (2n).
Espermatozóides e óvulos, que têm somente uma série de cromossomos, são ditos haplóides (n). O número cromossômico haplóide presente nos gametas é fundamental para o restabelecimento da diploidia que ocorre na fecundação.
Observe a tabela abaixo:
NÚCLEO E DIVISÃO
CELULAR
1. NÚCLEO CELULAR-ESTRUTURA
A remoção do núcleo de uma ameba, utilizando-se uma microagulha, faz com que essa célula permaneça viva e se movimentando. No entanto, cessam as atividades anabólicas e ela morre em poucos dias. Esse experimento faz concluir que o núcleo celular é a estrutura responsável pelo controle das atividades celulares essenciais para os processos metabólicos, especialmente os que envolvem a síntese de ácidos nucléicos e proteínas, que mantêm o crescimento e a reprodução celulares.
Estrutura do Núcleo Interfásico de Células Eucariontes
Componentes:
Carioteca.
Nucleoplasma.
Nucléolos.
Cromatina.
Organismo
Mosca da banana
Homem
Feijão
Pato
Poros da carioteca
Nucléolo
Cromatina
8
Gametas (N)
4
46
22
80
23
11
40
Em uma célula somática, os cromossomos organizam-se aos pares, os chamados cromossomos homólogos. Esses cromossomos apresentam correspondência gênica, pois os genes alelos ocupam