Níveis de prevenção
Alguns Exemplos:
1 Uso de preservativos para evitar a infecção por DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)
2 Uso de Capacete pelo Motociclista .Uso de cinto de segurança, airbag, capacetes e outros dispositivos de segurança para ciclistas e motociclistas.
3 Uso de luvas para manipular material biológico.
4 Controle de vetores, vacinas, como a vacina para poliomielite.
Prevenção secundária: Incorpora uma série de medidas que visam a impedir a evolução de doenças já existentes e, em consequência, suas complicações. Os exames periódicos e o autoexame de mama, entre outros, são procedimentos de reconhecida eficácia para o diagnóstico precoce, que permite o início imediato do tratamento e evita, muitas vezes, o agravamento da enfermidade.
Alguns Exemplos:
1 Um paciente hipertenso, previamente diagnosticado, que tem monitoramento de profissionais de saúde , exercício físico orientado, dieta adequada, é livrado das situações de estresse do cotidiano, terá uma evolução muito lenta da patologia, diminuindo incrivelmente as possíveis complicações da doença.
2 Um paciente com infecção por HPV ( papiloma virus humano) no colo do útero com acompanhamento e orientação do ginecologista , pode evitar o câncer de colo de útero.
3 Um paciente com tendinite em fase aguda, inicial, com o tratamento fisioterapêutico correto, pode evitara piora que evolui para a diminuição dos movimentos do braço.
4 Um paciente com AIDS, fazendo uso correto da medicação diminui as possibilidades de complicações, melhora a qualidade de vida e garante maior sobre-vida.
Prevenção terciária: Engloba ações voltadas à reabilitação do indivíduo após a cura ou o controle da doença, a fim de reajustá-lo a uma nova condição de vida. Fazem parte