niveis de prevenção de saude primaria
Nome: Igor Baptista Pará
Profª Rosa
Tuma: 330
Eletrotécnica
O Dia Mundial da Saúde (07/04), criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948 tem como objetivo alertar sobre as principais doenças que podem atingir a população e afirmar a importância de manter a saúde em dia. Atualmente a sociedade enfrenta sérios problemas, que inclusive já se tornaram epidemias como a obesidade. Muitas doenças estão associadas ao sedentarismo, alimentação inadequada e fatores genéticos. O excesso e a deficiência de nutrientes estão deixando a população mais doente.
Nível de Prevenção
Conhecido como níveis de Leavell, o conceito de níveis de prevenção relata que as atividades dos médicos e de outros profissionais da saúde têm o objetivo da prevenção. Existem cinco níveis de prevenção.
Prevenção primordial
Prevenção primária
Prevenção secundária
Prevenção terciária
Prevenção quartanária
Neste trabalho falaremos do nível de prevenção primária.
Nível de Prevenção Primária É o conjunto de ações que visam evitar a doença na população, removendo os fatores causais, ou seja, visam a diminuição da incidência da doença. Tem por objetivo a promoção de saúde e proteção específica A maioria das doenças não-infeciosas pode ser vista como tendo um estágio precoce, durante o qual os fatores causais iniciarão a produção das anormalidades fisiológicas. Na aterosclerose, por exemplo, pode haver altos níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de muito baixa densidade no sangue (VLDL), mas nenhum sinal de ateroma durante o estágio pré-doença. O objetivo, nesse momento, é modificar os fatores de risco em uma direção favorável. Atividades que modificam a vida, como mudar para uma dieta baixa em gorduras, procurar um programa estável de exercícios aeróbicos e parar com o tabagismo, é considerado como sendo métodos de prevenção primária,