prevencao e niveis de atencao a saude
SANDRA SANTANA
FISIOTERAPEUTA
SAÚDE
É o completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença (OMS, 1948).
É um bem coletivo que é compartilhado individualmente por todos os cidadãos
(TAMBELLINI, 1988).
SAÚDE
Fenômeno Multifatorial: resultado de equilíbrio dinâmico entre o indivíduo e o seu meio ambiente.
SAÚDE
É direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação ( Art. 196 da Constituição Brasileira, 1988).
SAÚDE
Ações de promoção e proteção de saúde
- Visam a redução de fatores de risco, que constituem ameaça à saúde das pessoas, podendo provocar-lhes incapacidades e doenças. - Natureza eminentemente preventiva no seu conjunto, tradicionalmente chamada de
Saúde Pública.
SAÚDE
Saúde Pública: prática de intervenção social planejada.
Diagnóstico e comunidade. tratamento
científico
da
SAÚDE PÚBLICA
Ciência e a arte de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física e mental e a eficiência, através de esforços organizados da comunidade para o saneamento do meio ambiente, o controle de infecções na comunidade, a organização dos serviços médicos e para-médicos para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças, e o aperfeiçoamento da máquina social, que irá assegurar a cada indivíduo, dentro da comunidade, um padrão de vida adequado á manutenção da saúde.
(Leavel & Clark, 1976)
PREVENÇÃO EM SAÚDE
Ação antecipada com o objetivo de interceptar ou anular a evolução de uma doença Ações preventivas : objetivam eliminar elos da cadeia patogênica, ou no ambiente físico, social ou no meio interno dos seres vivos afetados ou suscetíveis.
Podem ser aplicadas em vários períodos da
HND
Impedindo que o estímulo desencadeante atinja o organismo
Interrompendo o