Níveis de leitura
NÍVEIS DE LEITURA
Recepção de textos – da leitura para intelecção e suas condições de produção.
a) Leitura ativa – A leitura ativa consiste no nosso primeiro contato com o texto e esse acontece quando lemos para saber qual o assunto tratado pelo autor; cujos elementos que nos ajudam a descobri-lo são: o título, os subtítulos; a introdução e a conclusão; as ilustrações, os gráficos, as tabelas; o conhecimento prévio sobre determinados dados trazidos pelo texto; as palavras-chave, ou seja, aquelas palavras que darão mais significação ao texto.
b) Leitura analítica – É a leitura para reconhecimento da estrutura do texto: estruturação frasal e paragráfica; a esquematização. Polifonia e intertextualidade.
c) Leitura crítica: É a leitura para o reconhecimento dos argumentos; avaliação da estratégia de elaboração do texto, considerando a eficácia e a propriedade da argumentação. (implícitos, subentendidos, entrelinhas, falácias).
Referência bibliográfica:
GARCEZ, L. H. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Adaptado)
Obs: Ao ler ativa, analítica e criticamente, o leitor procede a seleção e hierarquização da informação; a clarificação e simplificação das ideias do texto; a detecção de coerência textual e o controle e monitoramento da cognição.
Esses procedimentos são utilizados pelo leitor na primeira leitura, outros na releitura. Em qualquer situação de leitura devemos utilizar esses procedimentos que, além de nos auxiliar a compreender e interpretar textos, contribuem para que não haja desperdício de energia e tempo, fazendo com que a leitura se transforme, a cada dia, em um exercício mais