Não tem como não pensar em nada: trabalho sobre o pensamento
O poder que nós, humanos, possuímos de pensar, nos ajuda muito em diversas situações, mas em outras ele acaba sendo nada favorável. Em quantas situações tudo que você desejou era parar de pensar ao menos por um instante? Mas, e também quantas vezes agradeceu por poder refletir antes de falar alguma coisa? Dessa forma então, vamos tentar relacionar essas nossas experiências práticas com a teoria psicológica relacionada à esta função mental.
Quem nunca ouviu uma frase como esta :
''Você fala tanto que eu não consigo nem ouvir meus pensamentos.''
Ou esta:
''Aquela cigana sabe ler mentes, ela sabe tudo o que você esta pensando.''
Isso são apenas exemplos de frases que ouvimos / lemos frequentemente. Porém, elas estão parcialmente (para não dizer totalmente) erradas! Isso mesmo, erradas!
Vamos então analisar sob diversos ângulos o que estas frases nos dizem.
''Você fala tanto que eu não consigo nem ouvir meus pensamentos.'' Primeiramente, ninguém teria capacidade de falar tanto assim que você não conseguiria pensar ao mesmo tempo, pois nosso pensamento tem uma velocidade incrível! Não chega a ser mais rápido do que a luz, mas ainda sim é bastante veloz.
PENSE EM ALGUMA COISA AGORA!
Antes mesmo de ler o que estava escrito, você já estava pensando em algo. Logo, por mais que tente, é impossível controlar isso. Pois é uma das muitas reações involuntárias do nosso corpo. É possível manter um controle, mas é muito limitado, como o choro, o frio, a fome, a sede, o cansaço, entre tantos outros.
Então, e refutando o segundo exemplo que dei, imagina se nós tivessemos além do poder de pensar, o poder de ler as mentes das outras pessoas e saber sobre o que elas estão pensando. Acabaríamos ficando ''loucos'' não é mesmo? Mas que fique claro que não existem estudos comprovando ser possível ler mentes.
O pensamento pode ser dividido em 3 elementos principais para o surgimento do mesmo: Conceito: É todo e