não sei
A ESCOLA PUBLICA BRASILEIRA NO LONGO SÉCULO XX (1890-2001)
Educação escolar e transformação social
LIMOEIRO DO NORTE-CE
2013
A escola pública brasileira no longo século XX (1890-2001)
Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns acontecimentos e fases históricas que ocorreram ao longo do século XX, na escola pública do Brasil, na qual apresentas duas grandes etapas. A primeira é destacada os “antecedentes” e a segunda à “história da escola pública propriamente dita”.
Na primeira etapa correspondem a três períodos: a pedagogia jesuítica (1549-1759); as aulas regiam, pela reforma pombalina (1759-1827); e as primeiras tentativas de organizar a educação como responsabilidade do poder público, através do governo imperial e os governos das províncias.
A segunda etapa também corresponde a três períodos: as escolas graduadas e o ideário do iluminismo republicano (1890-1931); a regulamentação nacional do ensino e o ideário pedagógico renovador (1931-1961); a unificação legal e a concepção produtivista de escola (1961-2001).
No final do império ocorreram vários debates sobre a instrução pública, no quais os mesmos apontavam para a construção do sistema de ensino, porém não ocorreu como desejado, pois o novo regime não a assumiu (pois seria responsabilidade do governo central). Então coube aos Estados ficar com a questão da difusão da instrução das escolas primarias e um dos estados a dar início foi o de São Paulo, em 1890, começando pela implantação do ensino graduado na escola normal, tendo em vista, para que escola primaria produza o efeito desejado, que aja uma adequada formação dos professores.
Em 1892 ocorreu à aprovação das normas de organização das escolas primarias, onde foram inseridos grupos escolares. Um elemento importante dessa política educacional foi à iniciativa de construir prédios públicos para abrigar esses grupos escolares e em 1893 os grupos escolares foram se difundindo pelos demais estados e a organização