Não clique
Material e procedimento Neste trabalho utilizei os seguintes materiais: a internet (como principal fonte de pesquisa por vasto conteúdo), conhecimento prévio, a professora Fabiane Zin (elaboração do relatório e correção do mesmo) e o dicionário, para a consulta do significado de algumas palavras.
Desenvolvimento No decorrer da história, a Língua Portuguesa vem sofrendo constante modificação. Ela é dinâmica e, portanto renova-se constantemente. Como é o caso do Estrangeirismo e Neologismo. O Neologismo é a criação de novas frases, vocábulo ou ainda na reintegração de palavras, que, na sua grande maioria possuem novos significados. São exemplos de neologismo:
-Necrotério: construção aonde se depositam os cadáveres que vão ser autopsiados;
-Embuchar: engravidar;
-Gato: ligação clandestina de eletricidade ou televisão a cabo;
-Prensadão: O substantivo cachorro quente, nome relacionado a sanduiche de pão com salsichas, quando prensado em uma chapa quente recebe o nome de prensado. Em uma pesquisa de campo contatou-se que, quando o suposto cachorro quente prensado possui medidas maior que as do padrão recebe o nome de prensadão;
-Laranja: Falso proprietário.
-Fluifim: Significa pequenino, gracioso, e se compõe da junção de fluir e fino. O termo é exemplo da preocupação do escritor em fazer a sonoridade acompanhar o significado da palavra.
Já o Estrangeirismo é um fenômeno linguístico que consiste no uso, emprestado, de uma palavra, expressão ou construção frasal estrangeira. São exemplos de estrangeiros:
-Browser: navegador de internet (internet);
-Cowboy: