nutrição clinica
A nutrição clinica sendo a área da nutrição que visa cuidados e prevenção de doenças em pacientes, onde as atividades do nutricionista são assistência dietética e educação nutricional. O nutricionista tem suas funções primordiais em hospitais e clinicas, como nos lactários que o nutricionista separa local, espaço, arejamento e distribuição, é responsável pela elaboração do receituário de fórmulas lácteas, supervisiona a produção, assegurando a qualidade do produto final. Nas terapias nutricionais onde o nutricionista atua na ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada conforme as necessidades nutricionais do paciente visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas, para uma recuperação eficiente e saudável.
No SPA, o nutricionista avalia os hábitos alimentares, o percentual de gordura corporal, massa muscular, dentre outros, para elaborar uma alimentação saudável para cada indivíduo, auxiliando na perda de peso e melhor qualidade de vida.
A assistência nutricional domiciliar tem como objetivo oferecer conforto, praticidade e qualidade de vida para a comunidade. O nutricionista faz uma visita a cada paciente fazendo uma avaliação clinica com os mesmos, respeitando seus “princípios” alimentares, elabora um cardápio segundo as necessidades do mesmo, entregando este cardápio param paciente uma semana após a visita, mantendo sempre o contato com o mesmo.
2. NUTRIÇÃO CLINICA
A nutrição clínica é a área da nutrição cujas atividades do nutricionista são: prestar assistência dietética e promover educação nutricional de indivíduos, sadios ou enfermos, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde.
O principal foco é a prevenção da doença através de um estilo de vida saudável em que o trabalho de incluir novos hábitos alimentares se mescla com os hábitos alimentares socioculturais já existentes e que devem ser respeitados e mantidos.
Na manutenção do equilíbrio e prevenção de doenças o