nutrição clinica
A nutrição é a combinação das etapas necessárias provindas da alimentação para um organismo vivo ter a manutenção de suas funções vitais, sendo também o estudo do alimento e a sua relação com o bom funcionamento do corpo. (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 1991)
O nutricionista tem um campo de atuação amplo, de acordo com a Resolução do CFN N°380/2005, que define as áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições. O nutricionista pode estar inserido na alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, docência, indústria de alimentos, nutrição em esportes e marketing na área de alimentação e nutrição.
De acordo resolução do CFN N°380/2005 a nutrição clínica está intimamente relacionada às:
“Atividades de alimentação e nutrição realizadas nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos Spas e quando em atendimento domiciliar” (CFN N°380/2005).
Na nutrição realizada nos hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e SPA para que seja possível realizar as atribuições da nutrição clínica é necessário realizar atividades obrigatórias prescrita na resolução. Entre elas, a resolução diz que a elaboração de um diagnóstico nutricional só pode ser feito com base em dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos. O diagnóstico nutricional é a “identificação e determinação do estado nutricional do cliente ou paciente”.
O nutricionista deve registrar em um prontuário do paciente a prescrição que esse paciente está sujeito e a sua evolução nutricional, até a prescrição da alta nutricional, entre outras coisas.
Os SPAs são locais onde o nutricionista deve ter muita criatividade e criar estratégias para servir alimentos saborosos que agreguem valor nutricional e ao mesmo tempo melhorem a saúde. Os nutricionistas devem, além disso, inovar os