numeros
Instruções Passo a Passo para quem
Sofre de Ataques de Pânico
Bernard Rangé
Professor do Departamento de Psicologia Clínica
Instituto de Psicologia
UFRJ
Mensagem Importante
ESTE TEXTO NÃO É RECOMENDADO COMO
UM SUBSTITUTO DE UM TRATAMENTO MÉDICO OU PSICOLÓGICO!
Caso você esteja experimentando ataques de pânico, um exame médico completo é essencial. Desse modo, pode-se identificar qualquer transtorno físico que possa estar contribuindo para seus sintomas.
Nestas próximas páginas você aprenderá técnicas e meios de superar o pânico e encarar seus medos, permitindo-lhe voltar a uma vida normal e confortável. Certas pessoas, com a ajuda de amigos ou familiares, poderão sentir que são capazes de superar seus ataques de pânico, apenas realizando os exercícios deste livro. Outras pessoas podem necessitar de uma orientação adicional vinda de um profissional da área de saúde mental. Se você desejar informações de como encontrar uma orientação de um profissional em sua comunidade, por favor faça contato comigo.
Bernard Rangé
Rua Visconde de Pirajá 547 sala 608
Rio de Janeiro, RJ 22415-900
Telefax: (021) 259-7949 e-mail: brange@zaz.com.br
Introdução
Um ataque de pânico acontece quando uma pessoa sente, de repente, fortes sensações em seu corpo acompanhadas de pensamentos catastróficos de que está perdendo o controle ou de que está morrendo. A Tabela 1, abaixo, identifica diversos desses sentimentos:
Tabela 1. Sentimentos e sensações experimentados durante um Ataque de Pânico palpitações ou ritmo cardíaco acelerado; suor; tremores; sensações de falta de ar; sensações de asfixia; dor ou desconforto no peito; náusea ou mal estar abdominal; sentir-se tonto, desequilibrado, desmaiando; desrealização (sentimentos de irrealidade) despersonalização (sentir-se destacado de si mesmo); parestesias (sensações de dormência ou formigamento); calafrios ou ondas de frio e