relatorio
Ainda sob os efeitos da crise financeira global de 2008, a Globex iniciou 2009, como grande parte do mercado varejista de eletroeletrônicos no Brasil, impactada pelo aumento na restrição de crédito que, aliado a outros fatores operacionais trouxe efeitos negativos na performance do 1º semestre, principalmente com queda nas vendas.
Com a compra da Globex pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) em julho de 2009, conseguimos reverter a tendência de queda, encerrando o ano com recuperação dos resultados e crescimento das vendas.
As vendas brutas totais apresentaram desempenho negativo de 7,0% no 1º semestre de 2009 e desempenho positivo de 16,8% no 2º semestre, totalizando R$ 4.934,2 milhões em 2009. No conceito “mesmas lojas”, as vendas brutas de mercadorias, incluindo as operações de comercio eletrônico, cresceram 3,3% em 2009 e, no 2º semestre, cresceram 14,9%, com destaque para o crescimento de 160,5% do comércio eletrônico.
O desempenho do 2º semestre já é conseqüência do processo de integração com o GPA, iniciado logo após o anúncio da aquisição. Desde então, diversas ações foram tomadas com o objetivo de retomar o crescimento das vendas com rentabilidade e redirecionar os esforços para o nosso maior ativo: o Cliente.
Além da constituição de uma nova Diretoria no Ponto Frio, também foram criados grupos de trabalho, formados por gestores da Globex e do GPA, que têm trabalhado conjuntamente com o objetivo de acelerar o turnaround do Ponto Frio, processo que está dentro do cronograma planejado.
Esse processo, que envolveu o mapeamento de oportunidades de integração e sinergias em diversas áreas, começou a ser implantado nas áreas imobiliária, financeira e administrativa, de compras de serviços e de materiais indiretos, de prevenção de perdas, jurídica, logística e principalmente na área comercial.
Os primeiros resultados dessas ações já foram percebidos no final do 3º trimestre, quando registramos recuperação de vendas. Destacamos