Numero pi
Pi é um número extremamente interessante e é importante para todo o tipo de cálculo matemático. Sempre que você estiver trabalhando com círculos, arcos, pêndulos (que balançam em um arco), etc. o Pi estará por ali. Mas você também o encontra em outros lugares inesperados por razões que parecem motivos que parecem não ter nada a ver com círculos.
Em um determinado nível, o Pi é simples: ele é a razão (fração) da circunferência de um círculo pelo seu diâmetro. Essa razão, para qualquer círculo, é sempre a mesma: 3,14 ou próximo a isso. Você pode fazer a prova disso com um círculo, um pedaço de fita e uma régua. Procure algo circular em sua casa: a tampa de uma jarra, um CD, um prato, qualquer coisa, quanto maior melhor. Meça seu diâmetro (a largura de um ponto a outro do círculo, passando pelo centro) com uma régua. Agora cole um pedaço de fita em torno do círculo, e corte ou marque-a de modo que ela assinale exatamente a medida da borda do círculo (a circunferência). Meça o pedaço de fita. Com uma calculadora, divida o comprimento da fita pelo diâmetro que você mediu do círculo. A resposta que você irá obter, se mediu com precisão, será sempre 3,14.
A figura abaixo mostra como a circunferência de um círculo com um diâmetro de 1,27 centímetro, é igual a uma distância linear de aproximadamente 4 centímetros: Como você pode imaginar, 4 cm (circunferência) /1,27 cm (diâmetro) = 3,14.
Como você pode ver, nesse nível o Pi está presente em todos os círculos. É uma constante, 3,14 para qualquer círculo que você tiver. O que é engraçado sobre o Pi é que ele tem também um outro nível. O Pi é um número irracional (não pode ser expresso por uma fração simples de dois números inteiros), que tem um número infinito de dígitos que não se repetem. Há formas de calcular o Pi que não tem nada a ver com círculos. Usando essas técnicas, o Pi já foi calculado até milhões de dígitos.
O Valor
O valor de pertence aos números