Nucleossíntese
A origem dos elementos químicos
. nucleossíntese durante o Big Bang;
. nucleossíntese durante a evolução estelar;
. nucleossíntese interestelar. abundâncias relativas dos elementos no Universo
A origem dos elementos químicos
Admitindo como correcta a Teoria do Big Bang, esta explosão, ocorrida há 15 mil milhões de anos, terá desencadeado uma série de eventos cósmicos, de que resultaram as galáxias, as estrelas, os corpos planetários e, em última análise, a própria vida na Terra.
A evolução do Universo surgiu na sequência de reacções nucleares entre as partículas fundamentais do meio cósmico, cujo efeito mais importante foi a formação dos elementos químicos. Pesquisas realizadas nos últimos trinta anos permitiram identificar os seguintes processos de formação dos elementos químicos:
. nucleossíntese durante o Big Bang;
. nucleossíntese durante a evolução estelar;
. nucleossíntese interestelar.
Nucleossintese durante o Big Bang (nucleossíntese primordial)
Nos primeiros instantes (10-5s) após o Big Bang,, o Universo era extremamente quente e denso; não havia átomos, nem sequer os componentes básicos do seu núcleo (protões e neutrões), pois as altíssimas temperaturas impossibilitavam que os seus constituintes se ligassem.
Matéria e radiação interconvertiam-se constantemente uma na outra.
Nota: Os átomos não são partículas indivisíveis, sendo constituídos por outras partículas mais pequenas. No centro está um núcleo atómico, rodeado por electrões. O núcleo por sua vez é constituído por protões e neutrões.O electrão não se decompõe em partículas mais pequenas, no entanto, o protão e o neutrão decompõem-se noutras mais pequenas, os quarks, sendo estas as verdadeiras partículas elementares.
A diminuição da temperatura permitiu a génese dos protões e neutrões.
Três minutos após o Big Bang, a uma temperatura de 3x108 K, os protões e os neutrões ligaram-se entre si para formar os primeiros núcleos - designa-se esta génese por