Nucleos da base
Sequenciação dos movimentos
Regulação do tônus muscular
Regulação da força muscular
Aprendizado motor
Função límbica
Programar o início dos movimentos
Executar estratégias motoras complexas
Núcleos da Base: Aferências: córtex motor, somatosensorial, núcleo intralaminares do tálamo,amigdalas, núcleos da rafe. Eferências: núcleos talâmicos, cortex motor, centros limbicos.
Corpo estriado: é o termo utilizado para definir o núcleo caudado e o putâmen (uma das três estruturas que formam o núcleo lentiforme), interligados funcionalmente.
O corpo estriado: recebe informações sensoriais do córtex cerebral, do tálamo, do subtálamo, da substância negra e do tronco encefálico.
Neoestriado: É constituído pelos núcleos putâmen e o núcleo caudado
Representam a principal via de aferencia para os núcleos da base.
Núcleo Lentiforme: O núcleo lentiforme é composto por três estruturas a serem estudadas: putâmen (mais escurecido), globo pálido (mais claro devido ao grande número de fibras mielinizadas) lateral e globo pálido medial.
Nucleo globos pálidos: representam as vias de saída (Eferencia) dos núcleos da base.
Núcleo basal de Meynert: É constituído de neurônios colinérgicos.
Está relacionada com o sistema límbico, tendo um papel importante relacionado com a memória e com as funções psíquicas superiores.
No mal de Alzheimer há degeneração de origem desconhecida destes núcleos produtores de acetilcolina levando o indivíduo a um estado de demência pré-senil.
Núcleo Amigdalóide. Situado no lobo temporal, próximo ao úncus, é parte do sistema límbico, considerado o alarme cerebral, responsável pelo comportamento de “luta ou fuga”.
Substância Negra e Núcleos Subtalâmicos: . A substância negra do mesencéfalo e os núcleos subtalâmicos são intimamente relacionados aos núcleos da base.
A substância negra comunica-se com o corpo estriado