nr 10
O texto mostra a importância da energia elétrica em nossa vida e que hoje é impossível imaginar o mundo sem ela.
E quando a mesma surgiu os primeiros profissionais sem qualquer tipo de equipamento para proteção, um em cada dois morria em serviço.
Mas com o passar dos anos, foram desenvolvidos matérias e técnicas de trabalho para instalações elétricas e serviços em eletricidade, sendo hoje possível o trabalho em linhas energizadas em 500.000 Volts, sem luvas, com perfeita segurança.
Mas há um problema, no Rio Grande do Sul a distribuição de energia é realizada por 08 concessionárias e 15 cooperativas de eletrificação e cada uma delas possui seus padrões de instalações e procedimento do trabalho.
Devido ao numero alarmantes de acidentes ocorrido no Brasil o Ministério do Trabalho alterou a NR 10 trazendo uma série de inovações para o setor elétrico, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. Porém a implantações desta norma trouxe varias dúvidas entre os trabalhadores, empregados e profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho.
Porém as Cooperativas e Concessionárias do Rio Grande do Sul já se conscientizaram da mudança e já iniciaram o processo de adequação das instalações e procedimentos do trabalho.
Procurando saber se todas estão se enquadrando no novo regulamento da NR 10 foi elaborado um questionário composto de duas partes, totalizando 33 questões. Enviado por email para o responsável técnico ou o responsável pela segurança do trabalho das empresas de distribuição de energia elétrica do setor elétrico do Rio Grande do Sul, as 08 Concessionárias de Energia e 15 Cooperativas de Eletrificação.
Os questionários enviados foram divididos em dois grupos de perguntas sendo o primeiro a caracterização da amostra e o segundo análise qualitativa quanto à segurança em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Porém o questionário não foi respondido por todas.
Mas a análise dos questionários mostrou que as empresas estão