NR 06 E Sua Importancia Na Area Da Saude
O uso deste tipo de equipamento só deverá ocorrer quando as medidas de proteção coletiva não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais, enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas e para atender a situações de emergência. Portanto, o EPI será obrigatório somente se o EPC não atenuar os riscos completamente ou se oferecer proteção parcialmente. Compete ao SESMT ou CIPA, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. Sua importância se dá no princípio de sua aquisição começando pela qualidade do equipamento, suas procedências e fabricante, pois esse equipamento é para promoção da saúde do trabalhador e prevenção de acidentes no trabalho, ate o seu descarte em local apropriado. Para utilização desse dispositivo é necessário que ele contenha o C.A. Certificado de Aprovação.
Ao adquirir o equipamento o funcionário deve receber treinamento adequado para saber como usar, armazenar, higienizar para prolongar a vida útil do EPI e também proteger contra os riscos para saúde, fazer a substituição imediata do EPI quando danificado ou extraviado, cumprir as determinações do empregador sob o uso pessoal, comunicar a empresa para que comunique ao MTE qualquer irregularidade observada e assinar o termo de responsabilidade.
Muitas vezes os funcionários não se adequam ao equipamento passam a utiliza-lo de forma incorreta ou associado a outro equipamento que compromete a eficiência do mesmo. É