Noções gerais de fisiologia e metabolismo bacteriano
Curso de Enfermagem
Campus Anchieta
Trabalho de Micro/Imuno/Parasito
Noções gerais de Fisiologia e Metabolismo Bacteriano
São Paulo/2012
Fisiologia Bacteriana
O crescimento e divisão celular necessitam de um ambiente propicio com todos os constituintes químicos e físicos necessários para o seu metabolismo. Essas necessidades especificas são dependentes de informações genéticas para cada espécie bacteriana. Algumas espécies com vasta flexibilidade nutricional, como as Pseudômonas, são capazes de sintetizar muitos de seus metabólitos a partir de precursores simples, enquanto outras espécies são mais exigentes, como as Porphyromonas e Treponemas, que necessitam de nutrientes complexos para o crescimento e reprodução.
Nutrição
A análise das estruturas bacterianas revela que sua arquitetura é formada por diferentes macromoléculas, em particular, proteínas e ácidos nucléicos. Os precursores das macromoléculas podem ser retirados do meio ambiente ou ser sintetizados pelas bactérias a partir de compostos mais simples.
As substâncias ou elementos retirados do ambiente e usados para construir novos componentes celulares ou para obter energia são chamados nutrientes.
Os nutrientes podem ser divididos em duas classes: macronutrientes e micronutrientes. Ambos os tipos são imprescindíveis.
Macronutrientes • Carbono. • Oxigênio • Hidrogênio • Nitrogênio • Enxofre • Fósforo
Micronutrientes
Os elementos ferro, magnésio, manganês, cálcio, zinco, potássio, sódio, cobre, cloro, cobalto, molibdênio, selênio e outros.
São necessários ao desenvolvimento microbiano, mas em quantidades variáveis, dependendo do elemento e do microrganismo considerados.
Condições de Cultivo
Para se cultivar microrganismos deve-se obedecer a requisitos básicos obrigatórios, quais sejam incubá-los em meios de cultura adequados e incubá-los em