Noções de orçamento
NOÇÕES DE ORÇAMENTO
Prof. MSc. Gustavo Antonio Carneiro
NOÇÕES DE ORÇAMENTO
• Orçar: calcular, computar, estimar custos. • Orçamento: cálculo/estimativa dos custos prováveis de execução de uma obra
• Orçamentação: ato ou efeito de orçar; processo de elaboração do orçamento. (o orçamento é o produto da orçamentação).
• Orçamentista: profissional responsável pela elaboração do orçamento.
NOÇÕES DE ORÇAMENTO
A técnica orçamentária envolve a identificação, descrição, quantificação, análise e valoração de uma série de itens que ainda serão executados, o que exige muita atenção e habilidade técnica. Muito estudo deve ser feito para que não existam nem lacunas no levantamento de custos, nem considerações descabidas durante a orçamentação. Um bom orçamento depende ainda de informações confiáveis de preços de insumos.
Um orçamento malfeito implicará em frustrações de prazos e custos no futuro.
NOÇÕES DE ORÇAMENTO
A estimativa de custos é basicamente um exercício de previsão. Por melhor que seja, o orçamento nunca será exato, pois é impossível se fixar de antemão o verdadeiro custo de um empreendimento ainda a ser executado.
A meta da orçamentação deve ser, então, minimizar a diferença entre do valor do orçamento (custo previsto) e o valor real a ser gasto na execução de uma obra (custo realizado).
NOÇÕES DE ORÇAMENTO
A orçamentação é uma das principais áreas no negócio da construção civil. Em diversas empresas existem setores dedicados exclusivamente a preparar orçamentos.
O orçamentista deve ter um conhecimento detalhado dos serviços a serem executados, bem como deve ser capaz de interpretar desenhos, planos e especificações.
Quanto maior o conhecimento prático de quem orça, maior a probabilidade de o orçamento estar apurado e menor a chance de que frustrações futuras ocorram na obra.
NOÇÕES DE ORÇAMENTO
Dentro de uma organização, deve-se buscar a maior aproximação possível entre os setores de produção