Práticas integradoras
1) Tanto na Literatura Inglesa como na Literatura Espanhola, nota-se a presença do Bucolismo, como uma das características principais do Neoclassicismo. Abaixo, uma estrofe de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, um dos expoentes da Literatura Brasileira, para você ler e responder às questões:
“Eu, Marília,não sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado; de tosco trato, de expressões grosseiro, dos frios gelos e dos sóis queimado, tenho próprio casal e nele assisto; dá-me vinho, legume, fruta, azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite, e mais as finas lãs de que me visto.
Graças, Marília bela,
Graças à minha estrela!”
a) A quem o eu lírico se dirige?
b) O que o eu lírico quis dizer com os dois primeiros versos?
c) Retire alguns exemplos da vida bucólica.
RESPOSTAS:
a) O eu lírico se refere a sua amada Marília. Na primeira estrofe, o eu lírico faz um autorretrato no qual se coloca como pastor, de acordo com as convenções arcádicas. Observe como o eu lírico, Dirceu, faz uma série de afirmações no sentido de estabelecer claramente a sua condição de superioridade social: ´´não sou vaqueiro que cuide do gado alheio, meu rosto não é grosseiro, nem queimado pela exposição às forças da natureza; tenho casa própria, moro nela, tenho bens de que me sustento (vinho, legume, fruta, azeite, leite, finas lãs)``, o que sugere tratar-se de ´´alguém``, um pastor abastado merecedor, portanto, do amor de Marília. Aqui encontramos a valorização dos bens materiais, conjugada com a presença da natureza como cenário poético.
b) O eu lírico quis dizer com os dois primeiros versos que não é um vaqueiro qualquer, que ele não está na condição de pastor, mas sim de proprietário. Portanto,mostrando assim, um ideal burguês de vida, que já é uma característica pré-romântica.
C) Os exemplos de vida bucólica são: gado, vinho, legume, frutas, azeite, brancas ovelhinhas,, leite e finas lãs, tudo o que a natureza tem