noções básica acústica
Emerson
Pereira
O que é som ?
Som é tudo o que nossos ouvidos podem ouvir, sejam barulhos, pessoas falando ou mesmo música! Os sons que nos cercam são expressões da vida, da energia e do universo em vibração e movimento.
Experimente fechar os olhos e ficar atento aos sons que nos cercam.
Como ouvimos
Heinrich Rudolf Hertz
(1857 - 1894)
Professor e físico alemão, natural de Hamburgo, pioneiro na produção artficial de ondas eletromagnéticas, de suma importância para o desenvolvimento do rádio, televisão e o radar. Ele construiu um oscilador (1887) e provou que as ondas eletromagnétcas propagavamse no espaço sem necessidade de condutores, descobrindo o efeito fotoelétrico.
Para os antgos físicos sim, pois para eles o som consista em certos fenômenos que poderiam produzirse, quer alguém estvesse perto para ouvir, quer não;
Para os antgos filósofos não, pois para eles o som era uma sensação conhecida apenas pela mente do ouvinte; uma experiência sensorial relacionada à vida de cada um de nós. Definição atual: o som é uma propagação de energia mecânica num meio material (sólido, líquido ou gasoso) que pode ser percebido pelo ouvido humano.
A figura mostra, de forma esquemátca, o aspecto de uma onda sonora depois de deixar a boca de uma pessoa. Os traços representam moléculas de ar.
Em algumas regiões, as moléculas estão mais concentradas; em outras estão mais rarefeitas. São estas regiões de compressão e rarefação que viajam pelo ar e consttuem a onda sonora.
Exemplo: Uma campainha, por exemplo, ao ser tocada fará vibrar as moléculas de ar mais próximas. Se a campainha é tocada dentro de uma campânula de vidro sem ar, não será escutado som nenhum.
O som não se propaga no vácuo !
ONDAS LONGITUDINAIS
As moléculas de ar vibram na direção em que o som se propaga Por isso são chamadas ondas longitudinais.
Frequência
A onda sonora é caracterizada pela