Noção e Formas de Integração Económica
Integração Económica
Data: 23-04-2013
Curso: Técnico de Gestão
Disciplina: Economia Docente: Carla Terra
Formas de integração económica
- Sistema de preferências aduaneiras: abolição / redução dos direitos aduaneiros sobre certas mercadorias
- Zona de Comércio Livre: abolição de todos os direitos aduaneiros e restrições quantitativas ao comércio de mercadorias, no entanto cada país é livre de manter as suas pautas próprias e as restrições quantitativas que entender em relação a países terceiros. Resultado: se pretendem entrar no país A, e este possui uma pauta aduaneira pouco sugestiva; boicotam a política de protecção desse país, entrando na zona de comércio livre do país A, através de um dos parceiros.
- União Aduaneira: não há direitos aduaneiros nem contingentações como na Zona de Comércio Livre, e ainda é introduzida uma mesma pauta exterior comum a todos os países da União Aduaneira a ser aplicada a países terceiros.
- Mercado Comum: livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e capitais.
- União Económica e monetária: Mercado Comum + harmonização das políticas nacionais.
- Integração Económica Total: União Económica + unificação das políticas monetárias, fiscais e sociais = UEM (União Económica e Monetária). Estabelecimento de uma autoridade supranacional, cujas decisões são obrigatórias para todos os Estados-Membros. 2
Podemos definir Integração Económica como sendo um processo que implica medidas destinadas à abolição de discriminações entre unidades económicas de diferentes Estados, procurando-se unir vários espaços económicos nacionais num único espaço económico mais vasto.
Podemos distinguir integração formal (definida formalmente através de acordos escritos vastos e complexos) ou integração informal (que se limita a grande cooperação comercial entre os estados).
A Integração Económica tem