Novos Empreendimentos Prima Clean
Departamento de Engenharia de Produção – DEP
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia
Disciplina: Novos Empreendimentos
Entrevista com empreendedor:
Prima Clean
Denis Souza Lima
Eric Bremm de Carvalho RA: 415880
Eduardo Matheus RA: 416193
Renato Rotelli RA: 415987
Reinaldo Carvalho RA: 350540
Artur Mayoral R.A: 416347
Fernando Passarela R.A: 383986
1. INTRODUÇÃO
Empreendedorismo
O termo empreendedorismo é bastante abrangente e possui vários significados. Nesse trabalho o empreendedorismo é encarado como um conceito que abrange as intenções de um indivíduo assumir riscos ao investir seu trabalho e capital em lacunas no mercado com potencial de inovação. Portanto, entendemos empreendedores, em sua grande maioria, também como inovadores.
2. Empreendedorismos no Brasil
No Brasil, o empreendedorismo se deu de forma bastante descompassada, ao se tornar fonte de renda de milhares de brasileiros que, ao se virem sem oportunidades de empregos, se aventuraram, sem conhecimento prévio de gestão, no mundo dos pequenos negócios (razão pela qual a taxa de mortalidade de novas empresas nos primeiros três anos de vida ser tão alta). Em vista desse fenômeno, o empreendedorismo começou a se desenvolver por volta de 1990, quando entidades como o Serviço Brasileiro de apoio a micro e pequenas empresas (SEBRAE), e outras mais foram criadas, a fim de auxiliar no processo de desenvolvimento micro empresarial.
O país avançou ao criar e sancionar uma legislação que dá preferência e uma taxação tributária diferenciada às micro e pequenas empresas, beneficiando estas que representam 99% das empresas nacionais. Além disso, outros fatores colaboraram para facilitar o empreendedorismo no país, como o crescimento do mercado consumidor interno e o aumento do nível de escolaridade dos empreendedores.
O ambiente de negócios no Brasil melhorou muito na última década. A pesquisa GEM (Global