Novos arranjos
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL II
NOME : ODETE DA ROCHA BARBOSA
uma análise da familia contemporânea
Nova lima
2013
ODETE ROCHA BARBOSA
Uma análise da familia contemporânea
Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia e serviço social,Ética, Politica e Sociedade Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço SocialI..
Profs: Adarly Rosana,Lisneia Rampazzo, Márcia Bastos e Sérgio Goes.
Nova Lima MG
2013
SUMÁRIO
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão 6
REFERÊNCIAS 7
Introdução
A familia, sujeito social, constitui-se de um grupo de pessoas, ligadas entre si pelos vinculos do casamento, parentesco ou finalidade, com uma proteção constitucional bastante ampla.(hoje).
Antigamente no direito romano era patriarcal,considerando tudo que estava debaixo do poder paterno,mulher, filhos, escravos e até bens, como terra, instrumentos , animais de trabalho e etc...
Até a constituinte de 1988, com a participação da sociedade organizada que conseguiu, no titulo: Da familia, da criança do adolescente e do idoso, ampliando os conceitos de familia, reconhecendo a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar no parágrafo 3º, do artigo 226 e, suprimindo a expressão constituida pelo casamento. No incíso II, do artigo 6º, do código civil, até surgir o estatuto da mulher casada, em 1962, atundo como colaboradora do lar.
Mas, se tratando da familia monoprental, o reconhecimnto legal se faz por meio do inciso 4º do artigo 226, da Constituição Federal de 1988,onde a redação deixa claro o entendimento da formação familiar, monoparental constituida por qualquer um dos pais ou seus descendentes,