Novos Arranjos Familiares
Ao grande Deus, por me conceder a vida e o dom da persistência para vencer as adversidades da vida.
Aos meus pais Helio e Maria do Carmo, por toda a dedicação e carinho incondicional que fez de mim esta pessoa de bem e de garra.
À minha namorada, pela compreensão nos momentos de ausência, pelo estimulo em continuar na luta por um sonho, por estar comigo nas alegrias e dificuldades.
Aos amigos, que nas horas de tristeza sempre incentivaram a persistir, me alimentando de forças, certezas e alegrias.
Aos mestres, que dotados de paciência, antes de me ensinar, me fizeram aprender.
A todos, meus sinceros agradecimentos.
“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano.”
Isaac Newton
OLIVEIRA, Cristiano Santos de. Novos Arranjos Familiares: desafios e possibilidades na atual conjuntura social. 2014. Número 40 fls. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social Universidade Norte do Paraná, Ilhéus, 2014.
RESUMO
Esta abordagem textual parte da hipótese segundo a qual o que, de fato, a nova ameaça nos chamados novos arranjos familiares é que eles questionam a noção de família vigente na cultura ocidental, obrigando-nos a um trabalho de luto das antigas posições libidinais. Para sustentar esta hipótese, o autor faz uma pequena excursão histórica a fim de mostrar como o ser humano sempre acolheu com suspeitas e medos qualquer mudança, e que a humanidade sempre foi obrigada a produzir “reorganizações simbólicas”, para adequar-se à nova leitura de mundo. Põe-se em discussão posteriormente, a noção de família, sua origem, os impactos causados na sociedade, o papel do homem na sociedade contemporânea, as políticas sociais em favor da família, bem como a noção de família em outras culturas e a origem desta mesma noção na cultura ocidental. Para o autor, o sistema representativo que