Novos arranjos familiares: inquietações sociológicas e dificuldades jurídicas.
Em busca da segurança na rede
Dia da Internet Segura inicia campanha para que jovens se reúnam em blogs, salas de relacionamento, chats e bate-papos
Priscila Borges, iG Brasília
Como tudo na vida, internet também exige cuidados. Diariamente, adolescentes de todo o país se arriscam ao publicar fotos em blogs e redes de relacionamento, bater papo com estranhos e extrapolar as relações virtuais para o mundo real. Pesquisa com mais de 2 mil adolescentes realizada por uma associação que zela pela preservação dos direitos humanos na internet, a Safernet Brasil, revela que mais de 30% dos jovens possuem pelo menos 30 amigos virtuais.
As conversas pelos chats e comunicadores instantâneos deixaram os computadores e se tornaram encontros reais em muitos casos: 24% dos adolescentes admitiram que têm amigos ou que já encontraram pessoas que conheceram pela internet sem o conhecimento dos pais.
Os dados completos da pesquisa serão divulgados nesta terça-feira, dia em que se comemora o Dia da Internet Segura.
A campanha é realizada simultaneamente em diferentes países desde 2003 com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No ano passado, o Brasil recebeu um convite para fazer parte do grupo, que já reúne 60 países. A Safernet Brasil, o Ministério Público Federal e o Comitê Gestor da Internet são os responsáveis pela programação brasileira para o evento.
A cada ano, um tema é escolhido para servir de referência às atividades de mobilização e conscientização entre jovens, educadores e pais em prol do uso seguro e responsável da internet. "Muito mais do que falar de crimes, queremos mostrar quantas coisas boas há para serem desfrutadas na rede. O importante é tomarmos certos cuidados", comenta Rodrigo Nejm, diretor de Prevenção da Safernet Brasil.
Em 2010, o tema é "Pense antes de postar". A mensagem pretende atingir diretamente os jovens que não se previnem contra os eventuais riscos do mundo virtual. "Ainda há muitos