NOVO TRABALHO MAURICIO
Neste estagio tive a oportunidade de ser a secretaria da CIPA tendo o privilegio de acompanhar de perto o funcionamento desta comissão.
Minha responsabilidade era reescrever todos os assuntos citados nas reuniões ordinárias e transforma-los em uma ata mensal, onde todos assinavam e depois eu encaminhava a mesma para ser protocolada pelo sindicato. Era minha tarefa organizar as pendencias da CIPA em uma planilha, onde todos os meses eu as atualizava de acordo com as pendencias já concluídas.
Elaborava junto ao presidente da CIPA, campanhas de prevenção de acidentes e ajudava-o na divulgação da campanha, através de elaboração de banners, comunicados internos, e-mails, entre outros.
Eu também ficava responsável por divulgar as benfeitorias feitas pela CIPA, para melhorar o ambiente de trabalho e diminuir o índice de acidentes na empresa, fazendo divulgações das melhorias no seu antes e depois. Sobre tudo, estava envolvida em todos os assuntos destqa comissão, adquirindo experiência e conhecimento.
Participação no processo eleitoral da CIPA
Durante este estágio, tive a oportunidade de participar do processo eleitoral da CIPA. Neste evento foi possível aprender muito, pois fiquei responsável por fazer este processo passo-a-passo.
Primeiramente precisei saber o numero exato de membros que deviam constituir a CIPA, decorrente do total de funcionários que há na empresa.
Sessenta dias antes do termino do mandato da CIPA vigente, convocamos as eleições e comunicamos o sindicato dos metalúrgicos, que era o da categoria da empresa.
Acompanhei também a programação da comissão eleitoral, que é feita pelo presidente e vice presidente da CIPA vigente cinquenta e cinco dias antes do termino do mandato.
Quando faltava quarenta e cinco dias para o termino do mandato da CIPA vigente, nos publicamos e divulgamos em locais de fácil acesso e visualização o edital de convocação das eleições para a escolha dos representantes dos