Novo Código Florestal
Mudanças
Pequenos Produtores Rurais: Os pequenos fazendeiros, de acordo com a nova proposta não precisam mais ter uma reserva legal em suas propriedades.
Topos de Morros: Atualmente o plantio de culturas em topos de morros é bem controlado, de acordo com a nova proposta essa prática será mais aberta.
Matas Ciliares: A proposta é reduzir o tamanho das matas ciliares de 30 metros para 15 metros.
Reservas Legais: Atualmente a % de Reservas Legais e Matas Ciliares são computadas separadamente, com o nova proposta passaram a ser contabilizadas juntas.
Legislação: Boa parte das decisões relativas ao Código Florestal vão ser agora tomadas pelos Estados e Prefeitura, adaptando assim o Código Florestal as necessidades locais.
A Favor do Novo Código Florestal
Os principais defensores do Novo Código Florestal Brasileiro são compostos pelos Ruralistas e também pelos Fazendeiros de um modo geral. Representando um dos principais setores da Economia do Brasil, a Agricultura, os Ruralistas são a favor do novo Código Florestal pois ele vai liberar novas áreas para plantar. Eles se apoiam no fator que o Código Florestal Brasileiro é um dos mais rígidos do mundo e que uma flexibilização traria muitos benefícios econômicos e sociais, tais como maiores lucros e produção de mais comida.
Contra o Novo Código Florestal
Os principais opositores do Novo Código Florestal são os Ambientalistas e também uma boa parte dos profissionais de Engenharia Ambiental. A questão dos pequenos produtores não precisarem mais de manter uma reserva legal, por exemplo, vai fazer que muitos deles, movidos pela ganância acabem destruindo toda a área verde de suas propriedades, causando um forte desequilíbrio. Os ambientalistas afirmam que apesar do Código Florestal Brasileiro ser rígido ele é adequado a nossa realidade já que o Brasil tem amplas reservas naturais e também uma grande biodiversidade.
Minha Opnião
O novo Código Florestal vai abrir caminho para que