Novas Tecnologias
A Tecnologia tem evoluído a uma velocidade espantosa! Todos os dias há novas descobertas científicas, novos equipamentos, novas funcionalidades, nas diferentes áreas do conhecimento: engenharia, informática, medicina, biomedicina, etc.
A utilização da Nanotecnologia – tecnologia aplicada a elementos muito pequenos, da ordem dos nanómetros = 10-9 metros – veio acelerar ainda mais o ritmo dos avanços tecnológicos; basta dizer que hoje já se consegue manipular eletrões individualmente, construindo transístores que funcionam por manipulação individual dos eletrões.
O transístor foi inventado em 1947 – há pouco mais de 60 anos -, o que permitiu dar um enorme impulso no desenvolvimento da eletrónica, informática e telecomunicações. A partir daí, foram criados os restantes componentes eletrónicos que permitiram todo o desenvolvimento tecnológico que se tem verificado na eletrónica, informática, telecomunicações e que permitiram criar todos os equipamentos que hoje utilizamos no dia-a-dia e que já não dispensamos: plasmas de tv, telemóveis, leitores e gradavores de dvd, computadores, portáteis, tablets, GPS’s, máquinas fotográficas digitais, câmaras de filmar digitais, gadgets diversos, etc..
A criação e o desenvolvimento da Internet veio permitir o acesso rápido a todo o tipo de informação, passando a funcionar como uma enorme biblioteca que podemos consultar em qualquer instante, rapidamente. A criação de computadores cada vez mais rápidos e potentes veio melhorar bastante o acesso democrático à Grande Rede de Transmissão de Dados e de Informação, ao mesmo tempo que deu grande impulso às descobertas científicas a todos os níveis, nomeadamente na descodificação do Genoma Humano, no tratamento das doenças mais difíceis e outras que exigem grande capacidade de computação e tratamento de dados.
Hoje, estamos sempre contactáveis, em qualquer lado – o que contrasta com o que acontecia há 60 anos. Se nos atrasamos a chegar a