Novas tecnologias na siderurgia
|
Processo Heat Recovery de produção de coque
O processo de coqueificação consiste na transformação do carvão mineral em coque através de aquecimento em ausência de oxigênio.
O carvão vegetal é uma massa compacta, estratificada, proveniente da deterioração de matérias vegetais as quais passaram por vários estágios de decomposição conseqüente de ações geológicas que provocaram modificações em suas propriedades físicas e químicas.
Nem todos os carvões minerais são coqueificáveis. Isto depende de seu comportamento quando aquecido em ausência de ar. Se ele amolece e eventualmente se solidifica em massa aproximadamente sólida, ele é coqueificável.
As principais etapas da coqueificação são: * Perda de umidade * Desvolatilização primária * Fluidez * Inchamento * Ressolidificação * Desvolatilização secundária
A tecnologia Heat Recovery aproveita o calor gerado nos fornos de coqueificação, transformando-o em vapor e/ou eletricidade através de geradores de vapor a calor recuperado e turbinas a vapor. A Sun Coke Energy, empresa siderúrgica americana, foi pioneira nesse tipo de tecnologia.
Nos fornos de coqueificação da Sun Coke Energy, o carvão é separado em carbono em estado sólido e material volátil. Sendo assim o material volátil é destruído através de combustão com oxigênio, gerando calor que é aproveitado para gerar energia elétrica, além de aquecer os refratários dos fornos de coqueificação.
O processo Heat Recovery acontece da seguinte maneira. Carvão mineral e carregado no forno. Imediatamente após a carga, o carvão absorve o calor do material refratário ao seu redor. O material volátil contido no carvão é retirado do leito de carvão e queimado, transferindo o calor da combustão de volta ao material refratário.