Novas tecnologias na educação
O texto aborda uma temática bem interessante sobre o uso de novas tecnologias no dia-a-dia das escolas. Mostra a importância da união de grupos para o apoio e manutenção dessa idéia, onde a junção de Diretor e Diretor Adjunto, Professor, Aluno, Pais junto com uma Comissão Gestora de Tecnologias irão atuar para fazer e manter o projeto. Com tudo, há fatos a serem estudados e trabalhados ao longo desse querer e tudo será analisado no texto.
Em uma breve reflexão sobre o significado do termo tecnologia pode-se perceber uma ampla possibilidade e limites dessas novas Tecnologias da Informação no cotidiano das escolas, a informática é hoje uma das áreas mais fortes da Tecnologia da Educação. Ao longo do texto encontramos várias perguntas que mostram bem a situação e a forma que será estudado. Mas, antes de dar continuidade devemos saber a definição de “técnica” e “tecnologia”. Técnica é a experiência, que a pessoa adquire com o tempo, uma habilidade ou conhecimento que uma pessoa tem ou constrói. Um conjunto de procedimentos para alcançar um resultado, saber, conhecer e executar. E Tecnologia é o avanço de máquinas e equipamentos enfim, criados pelo homem para facilitar a vida, forma avançada ou melhorada de alguma coisa antiga, ferramentas ou conhecimentos para execução de uma técnica.
A tecnologia deve ter um componente tangível, palpável, um elemento material, o elemento material tem uma condição de base que deve fazer parte de algum conjunto de ações humanas e tem que obter uma relação entre o objeto material e as pessoas que usam. Considerando as condições e analisando o modo definido por uma tecnologia, observar-se que nem sempre o usuário diferentemente do idealizador, pode percebê-lo e usá-lo de modo diferente do propósito original. Dependendo assim de quem o aprende e de como seja usado. Ex.: Para uma criança um computador pode ser apenas mais um brinquedo.
A tecnologia é algo muito amplo e até agora só foi mostrado