Diversidade
Nos últimos anos, percebemos que nossas vidas têm sido modificadas de forma mais veloz e intensa por fatos e situações que fogem de nosso controle. A globalização dos mercados e o aumento da competitividade forçam as empresas a implantar programas para a maximização dos seus resultados. Diante disso, as empresas estão percebendo que o capital humano possa construir a verdadeira vantagem competitiva.
Nos dias de hoje, as empresas estão ampliando a sua visão estratégica com a ajuda participativa de seus colaboradores, tornando-os parceiros da organização. Essa participação viabiliza todo o processo produtivo, pois os colaboradores são fornecedores de conhecimentos e habilidades, sendo diferencial competitivo a capacidade criativa e inovadora das pessoas. Vários aspectos e situações influenciam para que as organizações tenham um clima organizacional favorável a criatividade, tais como necessidades de segurança e fisiológicas das pessoas satisfeitas, ambiente de trabalho agradável, reconhecimento, gestão participativa,comunicação eficiente e eficaz e liderança. Nesse cenário, destacamos a diversidade nas organizações como um item importante a ser compreendido e estudado pelos gestores das empresas.
A diversidade é definida como um misto de pessoas com identidades grupais diferentes dentro do mesmo sistema social, a heterogeneidade de culturas, crenças, metodologias, idade, gênero, etnia, credo religioso, tempo de serviço, orientação sexual, pessoas com deficiência, modo de pensar e agir, vícios e criatividade em solucionar problemas.
A associação do tema diversidade à promoção da igualdade ganhou destaque a partir dos anos 60 devido a um conjunto de mobilizações sociais na sociedade norte americana, conhecido como “Luta dos direitos civis” e que resultou na criação de leis que minimizavam a desigualdade de oportunidades entre os segmentos da sociedade, principalmente as de natureza étnico-racial.
A valorização da diversidade é uma responsabilidade