Novas Tecnologias De Uso Do Ar Comprimido
O ar comprimido só veio ter sua importância nas industrias no século XIX, no entanto fatos históricos no velho testamento, são encontradas informações do uso do ar sendo comprimido atrás de pistões de madeiras, usadas na fundição de prata, ferro, chumbo e estanho.
Obtenção do ar comprimido
Para processar uma compressão no ar comprimido existem os meios utilizados nos dias de hoje através de bombas, compressores e outros aparelhos de diversos tipos. O uso mais comum é encontrado para citar como exemplo é nos pneus, pistolas de pintura, clínicas odontológicas, entre muitas outras aplicações. Em uma borracharia a bomba elétrica chamada compressor enche um bujão de ar comprimindo a uma certa pressão, depois para uso quando soltar o ar comprimido para dentro dos pneus, assim esvaziando o tanque, mas não completamente, porque antes disso o compressor volta a carregar o bujão de ar.
Tecnologia
Uma nova inovação no mercado trouxe os desenvolvimentos de um carro movido a ar comprimido, Os automóveis são comodidades e já não vivemos sem eles, fazem parte do nosso cotidiano. Mas as poluições nas nossas cidades afetam nossa qualidade de vida. A poluição produzida pelo tráfego de carros causa milhares de mortes em todo o mundo.
O carro chamado de eólico tem a sua autonomia nos tanques de 90m³ de ar comprimido a 400 bar. Com sua funcionalidade traz a expansão do ar comprimido que entra no motor move os pistões que dão força ao motor. No ar que sai do escape é ainda mais limpo do que entrou, pois é filtrado na hora de comprimir. O sistema de ar condicionado é baseado na reciclagem do ar. Devido à ausência de combustão, sendo assim só a necessidade de troca do óleo ocorre somente a cada 50.000Km.
A inovação
Invés das pequenas explosões como em um motor comum, essa nova tecnologia trará muitas vantagens, principalmente no bolso do consumidor, o carro eólico, ou seja, um carro com o motor movido a ar comprimido será uma escolha revolucionaria, pois não polui, não é