Pneumática Basica
O homem moderno NÃO quer mais usar sua força física para movimentar mais nada. Hoje em dia, ele já é dependente do controle remoto e quer conforto total que vai desde mudar o canal de uma tv até controlar uma máquina à distância.
Comandos Hidráulicos e Pneumáticos, são sistemas de controle de força e movimentos, modernos e de alta tecnologia, utilizados para geração das forças que movimentam as máquinas. A Pneumática sobressaem-se dos demais sistemas de geração de energia, pela sua simplicidade, facilidade de manutenção, conforto e segurança que proporciona ao homem moderno.
O ar comprimido é uma das formas de energia mais antigas que o ser humano conhece. É utilizado para ampliar os seus recursos físicos. O reconhecimento da existência física do ar e sua utilização mais ou menos consciente para o trabalho, é comprovado há milhares de anos.
Dos antigos gregos provém a expressão “Pneuma” que significa fôlego, vento; filosoficamente, alma. Derivado da palavra “Pneuma”, surgiu entre outros o conceito de “PNEUMÁTICA”: a disciplina que estuda os movimentos dos gases e fenômenos dos gases.
O movimento mais comum da aplicação do ar comprimido com acionamento muscular o qual depende exclusivamente da vontade do operador, pode ser observado no mecanismo de abertura da porta de um ônibus. O motorista aciona um botão e a porta do ônibus abre ou fecha. O movimento será invertido ao ser acionado o mesmo botão, acompanhado do ruído de escape de ar, uma das características dos sistemas pneumáticos.
Essa técnica pode ser observada em parques de diversão até em sofisticadas máquinas robotizadas.
Um pouco da história do ar comprimido
O ar comprimido adquiriu importância em aplicações industriais, somente na segunda metade do século XIX. No entanto, sua utilização é anterior à Da Vinci que, em seus inúmeros inventos, utilizou a energia do ar comprimido.
Na fundição da prata, do ferro, do chumbo e do estanho, são encontra das referências do ar