Novas fun es surgem a cada ano
Profissões mudam ao longo do tempo para acompanhar o mercado.
Só neste ano, 14 novas funções foram reconhecidas.
A Sala de Emprego dessa segunda-feira (30) fala sobre as profissões que vão mudando ao longo do tempo para acompanhar o mercado de trabalho. As profissões se modernizam e os estudantes precisam acompanhar as mudanças quando ainda estão na faculdade. Os profissionais que já estão no mercado também precisam se atualizar. Só este ano já foram 14 novas ocupações reconhecidas pelo Ministério do Trabalho.
O mercado profissional se transforma sempre e com o avanço da tecnologia os trabalhadores precisam se atualizar. O técnico em telecomunicações, por exemplo, trabalhava com telefonia, rádio e televisão. Hoje, ele tem que entender também de TV digital, computador, fibra ótica e as possibilidades de especialização aumentaram.
Por isso, as escolas de formação profissional também têm que se mexer. No Senai, por exemplo, há 10 anos, o mecânico aprendia sobre o carro em geral. Agora, ele também tem que entender da tecnologia que faz funcionar o motor, o freio e a suspensão.
O Ministério do Trabalho reconhece 2.621 ocupações. A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), desde que foi criada há quase 40 anos, passa sempre por atualizações para se adequar ao mercado de trabalho. Neste ano, 14 ocupações foram reconhecidas:
- Gerontólogo
- Higienista ocupacional
- Naturólogo
- Profissional de relações com investidores
- Fiscal de atividades urbanas
- Condutor de máquinas (bombeador)
- Condutor de máquinas (mecânico
- Técnico em higiene ocupacional
- Cerimonialista
- Condutor de turismo de aventura
- Condutor de turismo de pesca
- Mototaxista
- Marinheiro auxiliar de convés (marítimo e aquaviário)
- Marinheiro auxiliar de máquinas (marítimo e aquaviário)
Francisco Eduardo Carneiro é dono de padaria e vê a mudança acontecer: “Hoje a gente tem opção, o cliente tem opção de comer. Antigamente não tinha. Era só